LUÍS DA CÂMARA CASCUDO
UM BRASILEIRO NAS PÁGINAS DA HISTÓRIA!
DALIANA CASCUDO ROBERTTI LEITE
NETA DE CÂMARA CASCUDO E DIRETORA DO MEMORIAL
ZELMA BEZERRA - ESCRITORA, PRESIDENTE DA ACADEMIA FEMININA DE LETRAS DO RN, CRIADORA E DIRETORA DO MEMORIAL DA MULHER, PESQUISADORA INCANSÁVEL, PRESENTEOU-ME COM AS FOTOS ABAIXO, QUANDO DE SUA VISITA AO MEMORIAL CÂMARA CASCUDO, EM 04-02-1998.
DAREI AS FOTOS À DALIANA PARA O ACERVO DO MEMORIAL.
COLEÇÃO ICONOGRÁFICA - VIDA E OBRAS DE CÂMARA CASCUDO.
MÁQUINA DE MICROFILMAGEM DE LIVROS, VINDA DO EXTERIOR, POR SOLICITAÇÃO DE CÂMARA CASCUDO.
CADEIRA DE LUÍS DA CÂMARA CASCUDO, EM MADEIRA DE LEI, COM ASSENTO EM COURO.
TRAJE USADO POR CASCUDO (CEDIDO PELA UFRN), QUANDO DO RECEBIMENTO TITULO DE DOUTOR HONORIS CAUSA.
VITRINE COM O TRAJE DE DOUTOR HONORIS CAUSA.
GALERIA DE FOTOS E O TROFÉU CONCEDIDO A CÂMARA CASCUDO: "JUCA PATO" - COMO INTELECTUAL DO ANO DE 1977, PELA UNIÃO BRASILEIRA DE ESCRITORES - FOLHA DE SÃO PAULO.
PLACAS, MEDALHAS E COMENDAS RECEBIDAS POR CASCUDO.
RESULTADO DOS PRIMEIROS ESTUDOS PARA CONFECÇÃO DA CÉDULA DE 50 CRUZEIROS, EM HOMENAGEM AO NOSSO GRANDE BRASILEIRO.
Memorial Câmara Cascudo
Praça André de Albuquerque, 30 - Cidade Alta - Natal
Aberto de terça a domingo, das 8h30 às 18h - Entrada franca
O Memorial Câmara Cascudo é uma justa homenagem do Governo do Estado, ao mais eminente homem de letras, da inteligência e da cultura do Rio Grande do Norte, com projeção internacional.
A administração do Memorial é vinculada à Fundação José Augusto, órgão cultural do governo estadual.
O prédio que desde 10 de fevereiro de 1987 abriga o Memorial Câmara Cascudo foi construído em 1875 para abrigar a Tesouraria da Fazenda, no mesmo lugar onde existira o edifício do Real Erário, construído no século XVIII.
O Memorial tem como objetivo preservar e divulgar a vida e obras de Luís da Câmara Cascudo, abordando diversos. O principal destaque é a biblioteca particular de Câmara Cascudo, com cerca de 10 mil volumes de diversos assuntos como folclore, religião, História, biografias e romances. A biblioteca é considerada “rara” por possuir obras do início do século passado e livros em diversos idiomas. Grande parte dos livros têm anotações de próprio punho de Cascudo e dedicatórias dos autores.
Além dos livros a biblioteca, encontram-se ainda as correspondências de Cascudo com diversos intelectuais como Mário de Andrade, Monteiro Lobato, Carlos Drummond e Gilberto Freyre.
O Memorial é uma exposição permanente de Câmara Cascudo, com cinco salas que abordam aspectos estudados pelo mestre em sua vasta obra literária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário