domingo, 25 de março de 2012

"A PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA DE UMA CIDADE" - ILZA ARAÚJO LEÃO DE ANDRADE (EX-ALUNA DOROTÉIA)


MADRE PAULA FRASSINETTI

Um novo momento para a Associação das Ex-alunas Dorotéias
Ilza Araújo Leão de Andrade

A preservação da memória de uma cidade, de um país, de uma instituição, é uma condição essencial para o conhecimento da história dos lugares. Isso, no entanto, não é uma coisa fácil em realidades cuja história vai sendo aos poucos tragada pelo avanço desordenado daquilo que alguns chamam de “progresso”. Em Natal, no começo do século XX, algumas escolas católicas foram fundadas, ocupando um lugar de destaque na educação de muitas gerações. Essas escolas aos poucos foram cedendo o lugar de prestígio para outras instituições de ensino, portadoras de novas propostas educacionais e preocupadas, sobretudo, com o ingresso mais rápido na universidade. E as novas gerações acabaram desconhecendo a importância de determinadas escolas para a história da cidade.
Recuperar essa memória é tarefa imprescindível, nos dias de hoje. E esse tem sido o papel das chamadas Associações de Ex-alunos. Estas, têm o objetivo de ser espaço de convivência de antigas gerações (como é bom reviver o passado para aqueles que já ultrapassaram a casa dos 40) mas, também, recuperar a história da escola, a sua importância para a comunidade e para a vida e formação de todos que por ela passaram.
A minha vida escolar foi toda vivida no Colégio da Imaculada Conceição. Ali aprendi a gostar de ler, aprendi (e nunca esqueci) a fazer análise sintática e morfológica como já não se aprende hoje em dia. Ali fui iniciada nos esportes e na música, ali fiz amizades verdadeiras. Conheci os princípios da filosofia e da psicologia assim como fui introduzida na fé cristã, sem imposições.
Por tudo isso, tenho muito que agradecer a todos os que fizeram a história do Imaculada. E hoje tento retribuir tudo o que o colégio legou à minha formação, ajudando a reconstruir a Associação das Ex-alunas Dorotéias e conclamando todas as gerações que passaram pelo velho CIC a se engajarem na luta pelo seu reconhecimento e pela retomada de suas atividades.
Faço parte da diretoria que resolveu tomar para si essa responsabilidade. Junto com Maria Lúcia Santos Ferreira, Ana Tereza Paiva Navarro, Laís de Barros Furtado, Maria Dulce Vilar e Violande Câmara, convidamos a todos que se identificam com a história do colégio para conhecer a nossa Associação por ocasião de nossa posse, que acontecerá no dia 28 do corrente mês, às 18:30hs na sede da entidade, localizada à rua Antônio Basílio, 3517, Lagoa Nova (ao lado da faculdade de Odontologia).

Contamos com a sua presença!

Nenhum comentário:

Postar um comentário