terça-feira, 5 de abril de 2011

POEMÁTICAS DE DILERCY ADLER - ESCRITORA MARANHENSE.


DILERCY ADLER

ESPAÇO FEMININO

Dilercy Adler




Espaço mulher

mulher no espaço

espaçonave espaço cósmico

cômico espaço...

inusitado

das normas

do corpo

do sexo

do leite materno

que eterno sangra

do peito

a jorrar a boca a dentro

do homem!



D E S E J O



Quero extrair

mais um poema

das entranhas

estranha arte

de parir

palavras!



A PALAVRA DO HOMEM



Quantos significados têm

uma mesma palavra?

quantas interpretações produz

uma mesma palavra?

quantas palavras usamos para não dizermos nada?

e pior

quanta tantas empregamos

para não sermos entendidos?


a palavra

que a princípio serviria

para externar necessidades

e desejos

aproximando os pares

geralmente

produz o exatamente oposto:

afasta-os!


a palavra

quase sempre

emaranha

confunde

mascara

mágoa

cria rupturas

rachaduras profundas

nos outros

com os outros

e em nós mesmos!



DIFÍCIL VERDADE



Haverá talvez verdades

que fiquem além da linguagem

o que nos faz

seres solitários!

faço esforço sobre-humano

para dizer o que sinto...

...e nem sempre consigo!

faço esforço incrível

para viver o que penso...

...nem sempre é possível!

faço esforço tamanho

para tornar-me clara

e facilmente interpretada

...mas muitas vezes

me flagro diferente

na percepção do outro!

são essas verdades além da palavra

do gesto da expressão

essas verdades não ditas

que nos condenam a essa insólita

solidão!



P O E M A



No frio e pálido papel

eu me debruço

debulho irrefutavelmente tantos prantos

quanto me custa!

degusto lenta e prazerosamente

todos os sabores

que me devassam e afloram

corpo e mente

quantos licores!

e o papel se enche

transborda vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário