segunda-feira, 4 de abril de 2011

AS HOMENAGENS DO POETA PORTUGUÊS - CARLOS MORAIS DOS SANTOS, EM SEU BLOG CULTURASEAFECTOSLUSOFONOS, NESTE 04-04-2011.

SEGUNDA-FEIRA, 4 DE ABRIL DE 2011

LÚCIA HELENA PEREIRA 2011, O ANO DE MUITAS CONSAGRAÇÕES E HOMENAGENS: HISTORIADORA, ESCRITORA E POETISA, FOI HOMENAGEADA COMO MULHER DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, EM NATAL - BRASIL, E ELEITA PARA A ACADEMIA CEARAMIRINENSE DE LETRAS E PARA A ACADEMIA TEÓFILO OTONI, EM MINAS GERAIS


POR CARLOS MORAIS DOS SANTOS

www.culturaseafectoslusofonos.blogspot.com

Mais uma vez, o nosso Blog-Revista Culturas e Afetos Lusófonos, tem a maior honra e grande prazer em homenagear, com emoção, a nossa querida amiga, correspondente do nosso Blog e membro do nosso Conselho Editorial/Redatorial, Lúcia Helena Pereira, publicando hoje, a matéria dos recentes eventos que consagraram muito justamente, a Mulher, a Historiadora, Escritora, Poetisa e Promotora Cultural, notável figura do Rio Grande do Norte.


Lúcia Helena já recebeu muitas homenagens e consagrações, já desempenhou importantes funções e foi eleita para importantes cargos representativos a nível nacional e regional de Instituições ligadas ao jornalismo, à literatura e poesia, à cultura, e é membro eleita de várias Instituições culturais e Acadêmicas não só no estado do Rio Grande do Norte, mas de noutros Estados.


ESTE É O ANO DE LÚCIA HELENA PEREIRA 2011.

"Na próxima sexta-feira, 1º de abril, o Projeto Boca da Noite estará comemorando seis anos de atividades e promete fazer uma festa bem bonita. A organização do evento informa que por não ter tido a oportunidade de comemorar o Dia Internacional da Mulher, o projeto escolheu, então, uma “mulher especial”, na pessoa de quem homenagearão todas as demais mulheres. A escolhida foi a escritora e poetisa Lúcia Helena Pereira, referência feminina de Natal e do Estado do Rio Grande do Norte, como intelectual, incentivadora da nossa cultura e divulgadora do que existe de belo e construtivo em nosso meio social.

A homenagem será prestada na AABB, às 19 horas".

LÚCIA HELENA - HOMENAGEADA DO PROGRAMA BOCA DA NOITE DE 01-04-2011.
PRODUTORAS CULTURAIS: LOURDINHA PEREGRINHO, VALDINHA ABREU E A ESCRITORA LÚCIA HELENA.
LÚCIA HELENA RECEBE MAIS UMA HOMENAGEM

" TENHO MUITOS MOTIVOS PARA AGRADECER À VIDA TODOS OS "LOUROS" QUE VENHO RECEBENDO"

A HISTORIADORA, ESCRITORA E POETISA BRASILEIRA DE NATAL - RIO GRANDE DO NORTE, LÚCIA HELENA PEREIRA - ELEITA IMORTAL DA ACADEMIA CEARAMIRINENSE DE LETRAS, EM 22 DE MARÇO DE 201
ACLA - ACADEMIA CEARAMIRINENSE DE LETRAS E ARTES

ACADEMIA TEÓFILO OTONI / MG

MEUS AGRADECIMENTOS AO DR. WILSON COLARES DA COSTA, PRESIDENTE DA EXCELSA ACADEMIA TEÓFILO OTONI, EM MINAS GERAIS, ONDE FUI ELEITA SÓCIA CORRESPONDENTE EM 30 DE ABRIL DE 2011. AGRADEÇO A INDICAÇÃO DO MEU NOME À DRA. CLEVANE PESSOA, MULHER DO RIO GRANDE DO NORTE RADICADA EM BELO HORIZONTE, ONDE ILUMINA, AINDA MAIS, AS LETRAS DAQUELA TERRA MINEIRA."...


AO PRESTARMOS AQUI, TAMBÉM A NOSSA SINGELA HOMENAGEM, EM CELEBRAÇÃO A TODAS AS SUAS MAIS RECENTES CONSAGRAÇÕES, APROVEITAMOS PARA LHE ENDEREÇAR AS MAIS VIVAS FELICITAÇÕES COM O NOSSO AFETUOSO ABRAÇO E NOS PERMITIMOS DEIXAR AQUI, DOIS DOS SEUS BELOS POEMAS.


DO AMOR QUE FICA
Lúcia Helena Pereira


Fale-me desse amor que fica
No perfume da rosa que te dei
E desfolhaste na madrugada insone.

Preciso saber desse amor imenso, chegando
Para ficar um dia, preso entre nós dois,
Concha do mar, luar de abril,
Brisa que o vento agride.

Fale-me dessa rosa que fica
Num jarro de vidro azul esmaecido,
Onde ela se destaca e adormece,
Amanhecendo em suor de luz.

Fale-me desse amor que fica
Na doçura de um cansaço de esperas,
Na luminosidade de um dia festejado de sol,
Na hora íntima, de juntarmos nossos corpos...
E mãos!

Preciso desse sorriso seu - amoroso,
Da translúcida hora da afeição e do orgasmo
De uma flor, presa ao galho,
Desprendendo, parindo... sozinha...

Fale-me dESSE amor que fica - eterno,
Lindo e lírico, cheio de noites e madrugadas,
O amor que nada pede, recebe
E se dá!


********************

ERA TUDO QUE EU QUERIA

Lúcia Helena Pereira

Era tudo que eu queria: uma flor singela,
De qualquer cor, com perfume almiscarado,
Pétalas macias, balançando-se ao vento.

Queria o teu silêncio de prontidão,
Anunciando auroras e crepúsculos
Com trombetas sincronizando teu pensamento,
E que eu pudesse ouvi-lo, como canção.

Era tudo o que eu queria: um leve olhar,
Mão de carícia em minha leve ânsia
Suspiro de amor - chama de poesia!

Queria a tua essência em mim, comovida,
Descansando a dor, o sofrimento,
E repousando em leve sono e carinhoso aconchego
Adormecendo em meu seio rosado.

Era tudo que eu queria: teu lábio doce
Molhado do azul rasgando a nuvem
Enquanto eu pudesse beijá-lo, suavemente!

Queria o sortilégio de ser teu pensamento num minuto.
Ilusões esfregando-se em delirantes sensações
E um halo aromatizando jasmins
Num canto bom do teu jardim encantado.

Era tudo que eu queria: de tua presença-ausente,
Vindo em minha direção, num abraço simples,
E um cochicho morno aventurando-se em meu ouvido.

Queria esse seu olhar demorado em minhas entranhas,
Descobrindo caminhos bem escondidos, festivos
Abrindo-se como a flor...abrindo-se
E sua natureza me penetrando, com profundidade.

Era tudo que eu queria, naquela noite,Imagens
Onde a timidez e o recato se sobressaíram
E o tempo - zombeteiro - festejou a recusa dolorida!

Queria sua mão sensual, umedecida em minha lágrima,
Vazando do meu olhar pequenino - lago de desejos,
Num som de águas inquietas...frenéticas, deslizantes
Jorrando de minhas esperas e orgasmos brancos.
Era tudo que eu mais queria!


************************
Texto: Carlos Morais dos Santos
Fonte: Blog Palavras e Imagens
PUBLICADA POR SEAREIRO EM SEGUNDA-FEIRA, ABRIL 04, 2011 1
ETIQUETAS: TRIBUTO DE HOMENAGEM - LITERATURA

Nenhum comentário:

Postar um comentário