terça-feira, 19 de julho de 2011

ETERNO APAIXONADO PELA OBRA DE FERNANDO PESSOA, CARLOS MORAIS MINISTRA PALESTRA SOBRE "MISTICISMO E ESOTERISMO EM FERNANDO PESSOA", EM 12-07.

MENSAGEM - OBRA APOTEÓTICA DE FERNANDO PESSOA - DECLAMADA, EM PARTE, PELO DR. CARLOS MORAIS,AO FINAL DE SUA RICA PALESTRA.
O MISTICISMO E ESOTERISMO ENCONTRADOS NO POESIA DO GRANDE POETA PORTUGUÊS FERNANDO PESSOA (13-06-1888) - SÃO ENALTECIDOS PELO ESCRITOR, PESQUISADOR, HUMANISTA, HISTORIADOR, CÔNSUL POETA DEL MUNDO E POETA DE LISBOA/PORTUGAL - DR. CARLOS MORAIS DOS SANTOS -EM PALESTRA REALIZADA RECENTEMENTE, EM 12 DE JULHO DO CORRENTE, NA LIVRARIA "LER DEBAGAR", A CONVITE DO DR. FELÍCIO CORREIA.
NESTE MUNDO EM QUE ESQUECEMOS
Fernando Pessoa

Neste mundo em que esquecemos
Somos sombras de quem somos,
E os gestos reais que temos
No outro em que, almas, vivemos,
São aqui esgares e assomos.

Tudo é noturno e confuso
No que entre nós aqui há.
Projeções, fumo difuso
Do lume que brilha ocluso
Ao olhar que a vida dá.

Mas um ou outro, um momento,
Olhando bem, pode ver
Na sombra e no seu movimento
Qual no outro mundo é o intento
Do gesto que o faz viver.

E então encontra o sentido
Do que está aqui a esgarar,
E volve ao seu corpo ido,
Imaginado e entendido,
A intuição de um olhar.

Sombra do corpo saudosa,
Mentira que sente o laço
Que liga à maravilhosa
Verdade que a lança, ansiosa,
No chão do tempo e do espaço
CARLOS MORAIS DOS SANTOS E DR. FELÍCIO CORREIA
CARLOS MORAIS DOS SANTOS - FAZENDO EXPOSIÇÃO DO FASCINANTE TEMA: "MISTICISMO E ESOTERISMO EM FERNANDO PESSOA", NO AUDITÓRIO DA BIBLIOTECA "LER DEVAGAR", EM LISBOA/PORTUGAL, EM 12-07-2011.
A PLATÉIA APLAUDE COM ENTUSIASMO
CARLOS MORAIS - ENCARNANDO O PRÓPRIO PESSOA?

Carlos Morais dos Santos, poeta e ensaísta, faz palestra sobre "Misticismo e Esoterismo em Fernando Pessoa" na Tertúlia Cultural da celebrada Livraria Ler Devagar, em Lisboa


No passado dia 12 de Julho, das 21,30H às 24H, o Editor/Administrador do nosso Blog-Revista "Culturas e Afectos Lusófonos", Carlos Morais dos Santos, poeta e ensaísta, proferiu, a convite do fundador e animador da Tertúlia Cultural Parodianos, Dr. Felício Correia, no espaço cultural da famosa Livraria Ler Devagar, em Lisboa, uma palestra com o tema "Misticismo e Esoterismo em Fernando Pessoa", facetas do grande e genial Poeta dos hetrónimos, que têm sido estudadas e investigadas desde há anos por Carlos Morais dos Santos.

A Sala de eventos culturais da "Livraria Ler Devagar", encontrava-se repleta de amantes e estudiosos da obra Pessona que dedicaram grande atenção à palestra, que Carlos Morais dos Santos ilustrou recitando vários poemas que sustentaram a sua análise explicativa sobre os vários simbolismos presentes nas obras de Fenando Pessoa e seus heterónimos e personificando o Poeta, ao envergar em cada um desses momentos um chapeu semelhante ao de Fernando Pessoa, foi mostrando as influências de diferentes disciplinas essotéricas e herméticas que atravessam horizontalmente toda a obra Pessoana, destacando, em especial a enorme carga de todos os simbolismos místicos e esotéricos contidos na obra maior do poeta - A MENSAGEM.

No final, Carlos Morais dos Santos terminou a sua palestra com a leitura recitada de um poema de Fernando Pessoa da obra "Mensagem" e outro de sua autoria que ìnvoca o genial Poeta, poemas que interpelam sobre a situação actual de grande crise por que passa Portugal.

O debate que se seguiu, coordenado por Felício Correia, foi bastante animado e permitiu a alguns intervenientes, ao moderador Felício Correia e ao palestrante, desenvolverem várias questões que foram colocadas, que assentuam a natureza de profundo simbolismo esotérico e filosófico que reflecte toda a Obra Pessoana, e que marca de modo ímpar na história da literatura ocidental a erudição do genial poeta criador do modernismo português. A sessão terminou com uma generosa e prolongada salva de palmas dirigidas ao palestrante que retribui de igual modo e que, no final, recebeu ainda inúmeros cumprimentos pessoais de vários participantes.

A seguir apresentam-se algumas fotografias que documentam os vários momentos deste evento cultural que encerrou de modo marcante o ciclo 2010/2011 dos eventos culturais da Tertúlia Cultural Parodianos, tendo o fundador e cordenador Felício Correia sido bastante felicitado pelo interesse e qualidade dos eventos que tem promovido até aqui".
_______________________________________________
TEXTO E FOTOS.
WWW.CULTURASEAFECTOSLUSOFONOS.BLOGSPOT.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário